segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Marcenaria inteligente: 10 ideias de portas que escondem e revelam

Soluções que aproveitam cada centímetro e garantem beleza aos projetos


 A tendência contemporânea de integrar os ambientes da casa é forte e já vem se desdobrando em novas ideias de design há algum tempo. Selecionamos aqui, algumas soluções que resolveram questões de espaço em projetos de diversos tamanhos e necessidades. A característica comum entre elas? A funcionalidade e a sensação de ambientes organizados, que elas propiciam.

Cozinha camuflada
 Criada pelo estúdio holandês i29 Interior Architectsesta cozinha pode ficar escondida através de portas de correr. O projeto conceito é uma versão mais que minimalista da cozinha tradicional. Todas as conexões elétricas, parte hidráulica e fogão estão incorporadas em uma bancada. Na parede, armários camuflados escondem, quando necessário, todos os eletrodomésticos e acessórios.


Lavanderia secreta
 Neste projeto, assinado pelo arquiteto Maurício Karam, o principal desafio era deixar a entrada mais conectada com a área social, uma vez que havia um grande corredor com banheiro, lavanderia e uma saleta, cheio de portas e sem desenho algum. "Resolvi criar um túnel de madeira walnut, seus painéis escondem eletrodomésticos e alguns armários", revela o profissional.

Visual clean
 A marcenaria bem pensada deu conta de armazenar todos os desejos dos moradores deste apartamento, projetado pelos arquitetos João Pedro Crescente e Raquel Zaffalon, do escritório de arquitetura Ambidestro. O armário esconde bancada, cuba de apoio para a churrasqueira e até uma miniadega quando está com suas portas fechadas.

Inspiração lúdica
 Os pop-ups, dobraduras de papel que saltam do meio dos livros, fazem sucesso entre os leitores infantis. Essa referência lúdica e divertida foi utilizada pelos arquitetos Arantza Ozaeta Cortázar e Álvaro Martín Fidalgo, do Taller DE2, para batizar o projeto realizado para este apartamento com 68 m². Na sala, duas portas de correr revelam um painel estampado e a TV com algumas prateleiras e livros.


Bela e funcional
 Criado pela Koichi Takada Architectseste projeto exibe uma dupla de portas ripadas de madeira, que pode exibir ou ocultar a bancada da cozinha. O recurso  transforma o ambiente, quando necessário, em uma sala de jantar. Além disso, a unidade criada entre a textura natural da madeira (que também cobre armários, pisos e móveis) e as paredes brancas transmite sofisticação atemporal.

Ao alcance das mãos
 Neste apartamento, com decoração assinada pela arquiteta Gabrielle Fuzinato, do escritório GF Projetos, a marcenaria cria espaços fluidos e elegantes, sem abrir mão da praticidade. Na sala de jantar, o painel de freijó vira um belo elemento decorativo quando está fechado, mas basta arrastar as portas de correr para encontrar equipamentos e utensílios. Na foto, está a adega, espaço para taças e a cafeteira - tudo pronto para servir os convidados. 


Espaços pequenos, ideias grandiosas
 Neste pequeno apartamento, assinado pelas arquitetas do escritório Loft 87, o pouco espaço não impediu um layout confortável e belo. Um dos principais desafios do projeto era acomodar a lavanderia, que agora divide espaço com o bar na área social. Para isso, o ambiente foi embutido dentro de uma marcenaria, que através de um painel de correr pode escondê-lo sempre que necessário.


Marcenaria é solução
 A arquiteta Deborah Roig desenhou uma marcenaria elegante e prática para atender a todos os desejos dos moradores deste apartamento, sem comprometer a beleza do décor. De tons neutros, o living ressurgiu à frente de um painel com ripas de freijó que camufla as entradas para a sala de almoço, embute o louceiro, e possibilita que um forno de pizza não fique à vista enquanto não estiver em uso.

Estantes pivotantes
 Este apartamento, em São Paulo, é repleto de obras de arte -- premissa fundamental do projeto que a moradora encomendou à arquiteta Consuelo Jorge . O escritório, com poltrona Commander de Jorge Zalszupin (1973), e escrivaninha Quilombo, de Arthur Casas para a Micasa, possui ampla biblioteca preenchendo três grandes estantes. A grande surpresa é que estas estantes são pivotantes. Quando abertas, elas revelam um espaçoso home theater ao fundo.


Tem uma escada aqui
Sim, a escada está escondida atrás de uma porta, acoplada à estante de livros, neste triplex, assinado pelas arquitetas da Tride Interiores, Ana Claudia Costa e Bianca Notari. Por outro lado, da biblioteca, vê-se toda a varanda, pois os ambientes foram integrados e o espaço externo foi todo fechado com vidro.

Fonte: Casa Vogue 

Nenhum comentário:

Postar um comentário