sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Casa com cara de praia é construída no meio da cidade grande

Projeto contemporâneo traz tranquilidade e muito verde para casa paulistana



Trânsito, barulho e poluição. Assim é o entorno desta casa de 500m² com arquitetura assinada por Rogerio Shinagawa e Eliana Corsini e arquitetura de interiores e paisagismo de Rogerio Shinagawa. Para contornar os problemas típicos de um bairro movimentado em São Paulo, o primeiro passo foi voltar os ambientes para o fundo da casa, aonde era possível montar um jardim caprichado e aproveitar a luz do sol por muito mais tempo.




A partir daí, quartos e sala de estar ganharam janelas e portas amplas voltadas para a área verde. Já a sala construída no primeiro nível, abaixo do jardim, garantiu a luz natural e uma vista agradável graças a uma parede verde que vai desde o subsolo até o topo - servindo também como vista de outras janelas da casa.


O jardim chama atenção mesmo no banheiro, no qual foi feito um espaço aberto que permite o cultivo de plantas e até o correr da água da chuva, sem molhar a sala de banho, claro, mas estabelecendo um belo contraste entre o verde do paisagismo e o branco total do banheiro.


A casa tem uma longa escada que permite o acesso aos seus quatro níveis: o subsolo, aonde foi feita uma sala de TV com adega; a sala de estar, que fica meio nível acima e é integrado com o jardim e a piscina; a entrada da casa, que fica mais meio nível acima, e o último andar, aonde ficam os quartos.


Entre os materiais se destaca o uso de madeiras não só no piso ou na parte externa, mas também no mobiliário interno, em especial em um grande armário da sala de TV, que aparenta ser uma parede, mas quando aberto revela uma bela e ampla adega.


jogo de esconde-revela também é usado no escritório com cortinas que protegem o ambiente da luz do sol quando necessário e uma grande porta que também faz as vezes de parede e divide o ambiente do acesso direto pela escada.



Cores neutras que, segundo Shinagawa, "servem como plano de fundo para as diversas obras de arte", e peças de designers italianos e grandes nomes brasileiros, como Sergio Rodrigues, garantem o ar contemporâneo e sofisticado de todos os ambientes - entre os quais o arquiteto destaca a sala de jantar, com a mesa Claydon de Rodolfo Dordoni e cadeiras Orquidea de Rejane Carvalho.




Fonte: Casa Vogue (Arquitetura/Casas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário