quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

9 ITENS QUE PODEM PROVOCAR ALERGIAS EM CASA

Velas, travesseiros e até plantas estão na lista de objetos que podem causar problemas respiratórios e outros malefícios à saúde


          Velas aromatizantes
Elas possuem produtos químicos na composição que aumentam o risco de desenvolver asma e outras doenças respiratórias. Além disso, as fragrâncias emitem partículas orgânicas no ar que podem irritar os olhos ou o trato respiratório. Então, se você começar a lacrimejar sempre que acender a vela, é melhor se desfazer do produto.

Perfumador de ambiente
Assim como as velas, os perfumadores de ambiente também possuem partículas que aumentam o risco de desenvolver problemas respiratórios.


 Projeto do arquiteto Fabio Bruschini, da Bruschini Arquitetura (Foto: Marco Antonio/Editora Globo)

Travesseiro
Você nunca dorme sozinho quando tem um travesseiro. Esse item abriga muitos ácaros. Se você é alérgico, certamente, vai despertar com o nariz coçando frequentemente. Para se livrar do incômodo, lave regularmente a peça em água quente e use capa protetora.


 Projeto do arquiteto Thiago Passos (Foto: Lufe Gomes/Editora Globo)
Bichos de pelúcia
Assim como os travesseiros, os brinquedos de pelúcia são ótimos ninhos para os ácaros. Se é impossível livrar-se deles, lembre-se de lavá-los com frequência em água quente.


 Projeto da arquiteta Suzy Melo (Foto: Maíra Acayaba/Casa e Jardim)
Toalhas
É preciso atenção na hora de comprar novas toalhas. Há algumas opções que possuem material mais rígido que se torna macio com o passar do tempo. Essa não é a melhor opção porque causa irritação na pele. Substitua as suas por peças macias e doe as antigas aos centros de zoonoses de sua cidade.


 (Foto: Thinkstock)
Pelos
É de partir o coração, mas é muito comum que apaixonados por pets tenham alergia ao pelo do bicho de estimação. Para reduzir os danos, aspire os ambientes toda semana e troque o filtro de ar do aparelho com frequência. Ah, infelizmente, evite deixá-los subir na cama.


 Projeto do arquiteto Mauricio Nóbrega (Foto: Juliano Colodeti/MCA Estudio/Divulgação)
Sofá de couro
Alergia a couro não é muito comum, mas existe! Observe se algum sintoma aparece após passar um tempo sentado no sofá ou poltrona revestido com o material. Você pode estar reagindo ao ‘fumarato de dimetilo’, uma substância utilizada em móveis para evitar o mofo do material. Em 2011, a reação alérgica ao produto foi nomeada como “contato alérgico do ano” pelo número de casos descobertos.


 Projeto da arquiteta Helena Kallas (Foto: Marco Antonio/Editora Globo)

Aspirador de pó
Acredita-se que aspirar a casa regularmente ajuda a diminuir as chances de alergias. Mas existe também um processo alérgico desencadeado por esse tipo de limpeza. Afinal, a aspiração joga partículas de poeira no ar. Se você não pretende substituir o carpete, utilize uma máscara enquanto aspira o piso. Também vale conferir se o filtro do aparelho é HEPA (High Efficiency  Particulate Arrestance). Caso não seja, chegou a hora de substituí-lo



Plantas em casa
As plantas purificam o ar e melhoram o bom humor. Mas você já deve ter ouvido falar que elas também podem causar sérios desconfortos aos moradores devido aos fungos. Quando eles se alojam nos vasos, a proliferação acontece naturalmente por conta de umidade, favorecendo, assim, o surgimento de processos alérgicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário