quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Paredes decoradas: 13 ideias de pinturas criativas

Combinações ousadas de cores, tendências e estratégias para setorizar os ambientes


 Preparamos uma seleção de ideias que provam que as paredes podem (e devem!) fazer parte da decoração. Uma pintura diferente é uma saída rápida e prática para levantar o astral do ambiente e renovar o espaço sem muito esforço. Aqui, a ideia é sair do trivial e combinar cores ousadas ou utilizar este recurso visual para organizar os ambientes em espaços integrados, por exemplo.


Cor para delimitar o espaço

 Uma maneira simples e cheia de charme para criar diferentes ambientes em um mesmo cômodo é apostar em cores bem marcadas na parede. Este espaço, decorado pela francesa Marianne Evennou, exibe uma faixa azul marinho com bordas douradas, que segue do piso ao teto delimitando um pequeno home office. O micro espaço fica ainda mais cool graças aos objetos e acessórios graciosos espalhados pelo ambiente.

Minimalismo preto e branco
 Neste quarto infantil, criado pela designer Jennifer Shalom, elementos fortes chamam a atenção, apesar do décor minimalista. O mais importante é a pintura da parede. Em vez de escolher uma delas para injetar cor ou uma única tonalidade para todas, Jennifer pintou a parte inferior do ambiente (incluindo portas, armários e janelas) de preto. Divertido e muito elegante!

Home office bicolor
 A pintura da parede assume lugar de destaque na decoração deste escritório descolado. Metade branca, metade verde, ela é o ponto alto da ambientação minimalista e ao mesmo tempo vibrante. O piso de tábuas brancas e a mesa e a cadeira de formas simples ganham a companhia fun dos pôsteres com frases divertidas e motivos que remetem ao universo marinho.

Ponto vibrante

 Esta sala de jantar, criada pela marca holandesa Vtwonen, móveis de sotaque escandinavo, orquestrados de forma calculadamente desordenada. Mas a responsável por revolucionar o espaço é a parede: bicolor, reserva sua parte inferior para um vibrante tom de amarelo enquanto a superior, salpicada por blocos que fazem as vezes de prateleiras, recebe pintura rosa.


Combinação de tons terrosos

 A marca sueca Jotun produziu uma proposta baseada em uma elegante paleta de nuances terrosas. Nessa sala de estar, dois tons de marrons se dividem para dar forma à marcante parede bicolor. Para completar, a poltrona vermelha traz um toque de glamour ao apostar no veludo molhado enquanto o tapete surge com geometrias abstratas.

Ousadia em três cores
 A composição eclética de móveis desta sala de estar ganha ainda mais charme com a pintura da parede, criada pela britânica Little Grenne. Como se não bastasse apostar na tendência das paredes bicolores, o rodapé ganhou uma terceira nuance, tomando para si uma porcentagem da atenção. O mix certeiro de azul, vermelho e amarelo aparece em tonalidades mais dessaturadas e escurecidas, trazendo sofisticação imediata.

Tons contrastantes
 A dupla Pella Hedeby e Marie Ramse elaboraram uma combinação elegante neste home office, onde o rosa cai muito bem ao ser colocado ao lado do preto. Lançando mão do minimalismo, o espaço confronta, em meio à linhas retas e puras, a sobriedade de uma cor com a serenidade da outra. Para deixar tudo ainda mais interessante, a parede surge bicolor, em uma sofisticada brincadeira de alto contraste.


Escandinavo vibrante

 O estilo escandinavo é marcado pela pureza das linhas e pelo minimalismo. Apesar de muitas vezes ser associado aos tons claros, é possível investir neste tipo de décor brincando com as cores. Prova disso é esta sala de jantar com paredes em rosa e laranja, que não deixou de exibir suavidade. As poltronas Charles Eames Daw formam uma composição perfeita com os dois pendentes brancos sob a mesa de madeira.

Atmosfera despojada
 Assinada por Jean Christophe Aumas, a decoração deste apartamento esbanja ousadia. Ele criou na parede branca, um bloco rosa envolto por uma fina camada de amarelo. A geometria dessa composição de cores é complementada por um jeito displicente de dispor o mobiliário e os objetos.


Sala candy color

 Criada pela empresa de tintas Dulux, esta sala exibe dois tons suaves em desenhos circulares que se repetem no mobiliário. As candy colors tomam conta de todos os objetos – exceto a poltrona Ro, de Jaime Hayon – e de todas as paredes. Nestas, o tom sobre tom reproduz a forma de abóbadas, um recurso estilístico que cria ilusão de profundidade e facilmente transforma qualquer ambiente.

Romantismo no ar
 Metade rosa, metade branca. A esperta parede desta sala de estar dá o tom de toda a decoração do ambiente. O sofá também foi vestido com a paleta delicada enquanto as almofadas adicionam matizes terrosos, assim como o que colore o tapete de fibras naturais. A mesa de centro de madeira de demolição traz um toque rústico, dialogando com o piso de assoalho um pouco desgastado.

Pinceladas modernas
 Assinado pelo escritório INT2architecture, este apartamento possui uma atmosfera despojada em todos os ambientes. Não poderia ser diferente no quarto, onde essa sensação é reforçada pela pintura da parede, que parece inacabada. O recurso, pode ser um recurso de pintura para os perfis mais arrojados e que adoram ser diferentes.

Clima etéreo
O efeito de degradê nas paredes pode ser alcançado manualmente, ou através de papéis de parede, como é o caso deste, da coleção Aurora, criada pela Calico. O tom escolhido para este ambiente cheio de paz é o rose quartz, eleito pela Pantone como a cor do ano em 2016. Em parceria com os móveis e objetos minimal, de referência escandinava, as nuances evocam um poético nascer do sol.

Fonte: Casa Vogue (Interiores-Ambientes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário