quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Casa pequena de jovem solteira ganha fluidez e luz natural

Poucas divisórias, elementos vazados e revestimentos claros transformam a estrutura compacta da casa de 120m²





Luz, presença da natureza e conforto. Essas foram as premissas da jovem cliente do SuperLimão Studio logo após adquirir um sobrado no bairro da Vila Nova Conceição, em São Paulo. A casa, que antes era um escritório comercial, ganhou novo respiro com as mudanças estruturais pontuais propostas pelo escritório de arquitetura. Além da luz natural, valorizada em todos os ambientes para garantir a fluidez entre os espaços e a amplitude dos mesmos.

Os 50m² de terreno permitiram a construção vertical de três pavimentos: térreo, primeiro andar e terraço passaram a totalizar 120m² de casa. A grande sacada para atender às necessidades da nova proprietária foi inverter a estrutura convencional e montar a área privada (quarto e banheiro) no térreo, e área comum (sala, cozinha e lavanderia) no primeiro pavimento.



“Analisando os espaços, queríamos aproveitar o máximo da casa original para não ter que derrubar tudo e começar do zero”, explica Antônio Carlos Figueira de Mello, um dos sócios do escritório. Tendo isso em vista, os arquitetos tiraram proveito do sistema hidráulico no fundo do tandar térreo para desenvolver a suíte da nova moradora.




 Como o lar seria bem compacto, a saída para dar amplitude à cada cômodo foi desenvolver estruturas que valorizassem a luz natural do bairro paulistano. No banheiro da suíte, por exemplo, a janela foi deixada de lado para dar lugar a uma claraboia que, além de garantir a ventilação cruzada do espaço, aumenta a presença de luminosidade. A entrada, por sua vez, ganhou luz e texturas visuais com elementos vazados.


Já no andar superior, sala e cozinha se mantém conectadas em um único e fluido ambiente, iluminado pelo janelão da fachada. Ali, ainda existe uma área externa, feita com piso de orsometal para permitir a passagem de luz ao nível inferior. Uma modesta lavanderia se camufla no armário retrátil e completa o primeiro andar. 




O décor complementa os ambientes de forma descolada sem esforço. “A cliente é uma mulher de personalidade forte, despojada e muito elegante. A casa é a extensão dela”, complementa Antonio. Os tijolos da sala de estar contrapostos com os objetos de design coloridos criam o diálogo entre o vintage e o contemporâneo.



 O telhado original foi retirado para dar lugar ao terraço descontraído, feito com cobertura de painel Wall impermeabilizada, nova estrutura e novo contrapiso. Perfeito para curtir as tardes admirando as árvores do Parque Ibirapuera.



Fonte: Casa Vogue (Interiores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário