Passarela em forma circular conecta interior e exterior em Hiroshima
Um projeto onde o jardim veio antes da casa: assim nasceu esta residência assinada pelo estúdio japonês FujiwaraMuro Architects no bairro de Mukainada, em Hiroshima. Os proprietários, um casal de idosos, queriam ambientes que fossem acolhedores e também um espaço para praticar jardinagem. Assim, os arquitetos criaram uma passarela em forma de jardim circular que conecta interior e exterior e serve como local de convivência familiar.
A propriedade, com pouco mais de 80 metros quadrados, também deveria ter um perfil flexível, com conforto para os moradores e capacidade para abrigar, no futuro, uma loja, galeria ou espaço de trabalho. Para tanto, os arquitetos Shintaro Fujiwara e Yoshio Muro apostaram em materiais como concreto, do lado de fora, e madeira, do lado de dentro.
Na parte externa, a equipe tirou o máximo proveito das plantas existentes no local -- como as delicadas mimosas e o tradicional corniso japonês (Cornus kousa) -- e também cuidou para que a casa ficasse em um ângulo ideal para receber a luz do sol e ainda ter vista para as montanhas próximas.
Em torno da casa, um elemento circular de concreto foi construído sobre o solo. Nesta passarela há aberturas de diferentes tamanhos, por onde crescem arbustos e árvores que vão transformando o cenário conforme se desenvolvem com a passagem do tempo. Uma porta de madeira do lado oeste funciona como a entrada principal da residência, enquanto portas de vidro de correr na face sul se abrem para uma parte mais íntima do terreno.
Fonte: Casa Vogue
Nenhum comentário:
Postar um comentário