Em uma área de 33 mil m² complexo pretende ser o melhor escritório de e-commerce na América Latina
Depois de 12 meses de obras, a gigante brasileira do e-comerce, Mercado Livro, inaugura a “Melicidade”, complexo que ocupa um terreno de 33 mil m² na cidade de Osasco, em São Paulo. O projeto do novo escritório da empresa foi desenvolvido pelo brasileiro Athié Wohnraths em parceria com as arquitetas argentinas Paula Elia e Milagros Irastorza, do escritório Estudio EI.
Com cara de campus universitário, seguindo a tendência de muitos dos escritórios das grandes empresas de tecnologia, o projeto está estruturado a partir de uma avenida central, dividido em galpões com fachadas de vidro pensadas para tirar o melhor proveito da luz natural.
No armazém principal, com uma área de 180mX50m, estão as áreas de trabalho, sala de conferência, cafeteria e outros espaços de uso comum, além das chamadas câmaras "POTS" - pequenos ambientes circulares que se tornaram o ícone do projeto e, além de uma mobiliário com itens coloridos e descontraídos, como pufes, redes e balanços, têm terraços verdes no teto, criando uma série de pequenos jardins internos espalhados pelo amplo escritório.
Também chama a atenção o uso da arte no ambiente, uma constante nos escritórios da empresa, que também tem filial em Buenos Aires. Na sede de São Paulo dezenas de intervenções artísticas passam a compor as áreas internas e externas do complexo e trazem cor e leveza aos ambientes. As obras são dos artistas Timoteo Lacroze, Rimón Guimarães, Mart Aire e João Lelo.
Além do prédio principal, o projeto incorpora outros dois galpões que abrigam restaurante, com capacidade para 500 pessoas, academia, salões de beleza, salas médicas, salas de treinamento e área de jogos.
No total, são 17 mil m² de área construída, com capacidade para 2.000 colaboradores, 400 vagas de estacionamento, 140 salas de reunião, 11 salas de treinamento com capacidade para 200 pessoas, além de 2.000 placas solares, que geram a metade da energia distribuída no complexo, que ainda se propõe a ser ecologicamente responsável. Tudo para cumpriri um objetivo pra lá de ambicioso: ser o melhor escritório de e-commerce na América Latina. Será que eles conseguiram?
Fonte: Casa Vogue (Arquitetura)
Nenhum comentário:
Postar um comentário