quinta-feira, 20 de abril de 2017

Primeiro apartamento de jovem tem 34 m², decoração industrial e pop art

Marcenaria monocromática faz a conexão entre os ambientes do studio compacto



A decisão de sair da casa dos pais nem sempre é tão fácil de ser feita. Encontrar algo ideal pode ser complicado, pensando nas necessidades e soluções práticas para o cotidiano contemporâneo. Para o primeiro apartamento do jovem de 22 anos estudante de Direito, na Vila Madalena, em São Paulo, o escritório Sesso & Dalanezi Arquitetura projetou saídas inteligentes para a integração dos espaços e maior aproveitamento da planta de 34 m².


A pedido do proprietário, armários ganharam protagonismo na planta, todos feitos sob medida para o apartamento. A marcenaria inteligente e monocromática fez a divisão e ao mesmo tempo a conexão entre os ambientes, já que a estrutura de studio é sem divisórias.



Para dar cor, o azul turquesa foi incrementado nos detalhes da decoração e pequenas áreas de revestimento das paredes da cozinha, sala e quarto, como o painel geométrico Concreta, da OCA Brasil. O conceito de loft urbano do projeto foi completado com o cimento queimado nas paredes e laje.



Na cozinha, nichos e bancada foram pensados para auxiliar o morador nas suas atividades diárias, além de garantir conforto e espaço o suficiente para guardar os utensílios e mantimentos. O recorte vazado do móvel ainda conecta o corredor do banheiro ao resto da casa. As cadeiras Allegra, assinadas por Philippe Starck, em turquesa vibrante acendem o ambiente.



O aproveitamento máximo de espaço ainda garantiu um local propício para expor a coleção de miniaturas pop art do jovem.



Na área íntima, a cama ficou disposta próxima à janela, sendo a estrutura de ferro (suporte giratório da TV) a divisão entre o quarto e a sala de estar.


Por fim, o banheiro também não teve alterações estruturais. Então, a personalidade do morador foi traduzida nas pastilhas coloridas que revestem a parede do box, combinando com o gabinete azul. Uma reforma prática e cheia de estilo!




Fonte: Casa Vogue (Interiores)

terça-feira, 18 de abril de 2017

Closet de blogueira: Helena Lunardelli mostra como organiza roupas e sapatos

Consultora em organização conta como adaptou o armário existente para as peças da blogger



Charmoso e elegante, o apartamento de 210 m² da Helena Lunardelli em São Paulo, projeto do arquiteto Marcelo Passarelli, pedia um closet decorado à altura. Como já existia um no local, a blogueira de moda e beleza chamou Antoniele Fagundes, consultora de organização da Governess, para aproveitar a estrutura existente e atender ao seguinte desafio: acomodar todas as roupas, bolsas e sapatos!


"Quando eu morava no outro apartamento, o closet era bem maior do que esse. Então pedi a Antoniele que colocasse aqui somente as roupas do dia a dia. Casacos pesados, vestidos de festa e outras peças que uso menos ficam em um depósito separado", explica a blogger. 


O espaço está estruturado da seguinte forma: um armário, com algumas gavetas pequenas, forma um "U". Como Helena possui muitas blusas levinhas, a parte esquerda (veja acima) foi dividida ao meio para acomodar dois suportes de cabides. Outras peças ficam dobradas por ali.


Na parte central do armário (acima), mais cabides ficam no topo para guardar saias e, no meio, gavetas deslizantes deixam a coleção de bolsas à mostra. "Assim fica mais prático de escolher, é só puxar para ver tudo", explica Antoniele. Duas caixas de tecido acomodam itens mais miúdos. 


Do lado direito (foto acima), foi deixado um espaço maior para que as calças e os vestidos ficassem esticados, sem amassar. Para aproveitar toda a profundidade do armário, adicionou-se novas prateleiras, formando um L na parte inferior. 


As laterais do closet foram destinadas principalmente aos sapatos. De um lado estão os sandálias e scarpins mais coloridos, enquanto o outro ficou com as plataformas e os saltos finos de cores escuras. Repare: um par fica à frente e outro logo atrás, para economizar espaço e facilitar a visualização. Nas gavetas, blusas e malhas estão dobradas em sequência e separadas por tons. 


Há, ainda, um armário menor, separado, que guarda malhas mais pesadas, também empilhadas por cor. Embora essa seja a forma escolhida para adequar as peças da blogueira, Antoniele dá cinco dicas infalíveis que vale conferir antes de começar qualquer arrumação: 
1. Conheça suas roupas e escolha os espaços de acordo com o que você tem em maior quantidade.
2. Use caixas organizadoras de tecido para acomodar biquínis, lenços e outras peças miúdas. As de acrílico vão bem com jóias, óculos e acessórios, bonitos de mostrar.
3. Padronize cabides, optando pelos mais finos, que não ocupam tanto espaço.
4. Peças de pouco uso ficam na parte mais alta do armário, sempre. Vale usar sacos à vácuo para fazer o espaço render.
5. Camisetas e malhas devem ser separadas por cores e tipos: de manga comprida e curta, por exemplo.


Fonte: Casa Vogue 


segunda-feira, 17 de abril de 2017

Conheça o novo escritório do Mercado Livre

Em uma área de 33 mil m² complexo pretende ser o melhor escritório de e-commerce na América Latina



Depois de 12 meses de obras, a gigante brasileira do e-comerce, Mercado Livro, inaugura a “Melicidade”, complexo que ocupa um terreno de 33 mil m² na cidade de Osasco, em São Paulo. O projeto do novo escritório da empresa foi desenvolvido pelo brasileiro Athié Wohnraths em parceria com as arquitetas argentinas Paula Elia e Milagros Irastorza, do escritório Estudio EI.



Com cara de campus universitário, seguindo a tendência de muitos dos escritórios das grandes empresas de tecnologia, o projeto está estruturado a partir de uma avenida central,  dividido em galpões com fachadas de vidro pensadas para tirar o melhor proveito da luz natural.




No armazém principal, com uma área de 180mX50m, estão as áreas de trabalho, sala de conferência, cafeteria e outros espaços de uso comum, além das  chamadas câmaras "POTS" - pequenos ambientes circulares que se tornaram o ícone do projeto e, além de uma mobiliário com itens coloridos e descontraídos, como pufes, redes e balanços, têm terraços verdes no teto, criando uma série de pequenos jardins internos espalhados pelo amplo escritório. 




Também chama a atenção o uso da arte no ambiente, uma constante nos escritórios da empresa, que também tem filial em Buenos Aires. Na sede de São Paulo dezenas de intervenções artísticas passam a compor as áreas internas e externas do complexo e trazem cor e leveza aos ambientes. As obras são dos artistas Timoteo Lacroze, Rimón Guimarães, Mart Aire e João Lelo.



Além do prédio principal, o projeto incorpora outros dois galpões que abrigam restaurante, com capacidade para 500 pessoas, academia, salões de beleza, salas médicas, salas de treinamento e área de jogos.



No total, são 17 mil m² de área construída, com capacidade para 2.000 colaboradores, 400 vagas de estacionamento,  140 salas de reunião, 11 salas de treinamento com capacidade para 200 pessoas, além de 2.000 placas solares, que geram a metade da energia distribuída no complexo, que ainda se propõe a ser ecologicamente responsável. Tudo para cumpriri um objetivo pra lá de ambicioso: ser o melhor escritório de e-commerce na América Latina. Será que eles conseguiram?


Fonte: Casa Vogue (Arquitetura)

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Especial Páscoa: ovo de chocolate meio amargo com café

Receita inclui bombons de doce de leite e beijinho



Parece que este ano ficou muito mais fácil preparar os próprios ovos de Páscoa. Entre tantas receitas deliciosas, o Café Épico compartilha uma especialmente para aqueles que preferem as versões menos adocicadas da tradicional sobremesa do feriado. O truque é misturar a versão meio amarga com café, servindo com bombons de doce de leite e/ou beijinho. Abaixo, confira o passo a passo completo:

Ovo de Páscoa de chocolate meio amargo com café


Ingredientes para o ovo


250 g de chocolate meio amargo
25 g de café moído

Modo de preparo

Derreta o chocolate em banho-maria. Adicione aos poucos o café moído no chocolate derretido e misture bem até ficar homogêneo, não dando mais para ver o café. Depois disso, coloque em uma forma de ovo de páscoa as 250 g de chocolate já com o café. Leve à geladeira por aproximadamente 20 minutos e desenforme.

Ingredientes para os bombons

250 g de chocolate meio amargo Callebaut

25 g de café moído
300 g de doce de leite ou beijinho de coco

Modo de preparo

Repita a mesma preparação inicial do ovo de Páscoa, misturando o chocolate derretido com o café moído. Distribua o conteúdo nas formas de bombom que preferir, levando-as à geladeira para esfriar por aproximadamente 15 minutos. Retire da geladeira e coloque o recheio de doce de leite ou beijinho.
Cubra o fundo do bombom com o restante do chocolate com café e retorne as formas à geladeira por mais 20 minutos. Retire, desenforme e sirva.

Dicas para fazer o doce de leite caseiro
Misture leite integral e açúcar em uma panela, mexa em fogo médio até dar o ponto

Dicas para fazer o beijinho ceseiro
Misture leite condensado com coco em uma panela, mexa cuidadosamente até dar o ponto

Fonte: Casa Vogue


sábado, 8 de abril de 2017

Kylie Jenner coloca sua primeira casa à venda por R$ 10 milhões

Propriedade em Calabasas, perto de outras casas da família Kardashian-Jenner, tem cinco quartos, seis banheiros e 450 m²



A segunda irmã mais rica do clã Kardashian-Jenner, Kylie Jenner, coloca sua primeira casa à venda. A residência está localizada no mesmo bairro que outras propriedades da família, Calabasas, Califórnia, e está avaliada em 3.3 milhões de dólares (aproximadamente 10 milhões de reais). Com 450 m², a construção com inspiração toscana possui cinco quartos, seis banheiros, um lavabo, cozinha, área gourmet externa, piscina e outras regalias.

A casa foi comprada quando Kylie Jenner completou 18 anos, por US$ 2.6 milhões. A primeira tentativa de venda foi em junho do ano passado, por US$ 3.9 milhões, contudo mudou de ideia e permaneceu com a casa. Agora, com as mudanças no mercado imobiliário americano, o preço caiu algumas notas.



Em pouco mais de um ano, Kylie adquiriu mais três mansões nos Estados Unidos, sendo a última avaliada em R$ 39 milhões, com 1200 m². Outra propriedade muito bem cotada é a casa que ela divide com as irmãs no México, onde adora passar férias com os amigos e o namorado Tyga (existem rumores que ambos teriam terminado o relacionamento recentemente, mas nada confirmado). Parece que Kylie tem jeito para escolher casas preciosas.







Fonte: Casa Vogue (Interiores)

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Uma casa no Japão onde o jardim é o astro principal

Passarela em forma circular conecta interior e exterior em Hiroshima




Um projeto onde o jardim veio antes da casa: assim nasceu esta residência assinada pelo estúdio japonês FujiwaraMuro Architects no bairro de Mukainada, em Hiroshima. Os proprietários, um casal de idosos, queriam ambientes que fossem acolhedores e também um espaço para praticar jardinagem. Assim, os arquitetos criaram uma passarela em forma de jardim circular que conecta interior e exterior e serve como local de convivência familiar.



A propriedade, com pouco mais de 80 metros quadrados, também deveria ter um perfil flexível, com conforto para os moradores e capacidade para abrigar, no futuro, uma loja, galeria ou espaço de trabalho. Para tanto, os arquitetos Shintaro Fujiwara e Yoshio Muro apostaram em materiais como concreto, do lado de fora, e madeira, do lado de dentro.



Na parte externa, a equipe tirou o máximo proveito das plantas existentes no local -- como as delicadas mimosas e o tradicional corniso japonês (Cornus kousa) -- e também cuidou para que a casa ficasse em um ângulo ideal para receber a luz do sol e ainda ter vista para as montanhas próximas.



Em torno da casa, um elemento circular de concreto foi construído sobre o solo. Nesta passarela há aberturas de diferentes tamanhos, por onde crescem arbustos e árvores que vão transformando o cenário conforme se desenvolvem com a passagem do tempo. Uma porta de madeira do lado oeste funciona como a entrada principal da residência, enquanto portas de vidro de correr na face sul se abrem para uma parte mais íntima do terreno.


Fonte: Casa Vogue