quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Top 10 quartos decorados com azul



Esta seleção foca a cor que, no espectro solar, ocupa a área entre o verde e o violeta - ou, de forma mais direta, o amado azul! Um dos tons predominantes no nosso habitat natural – presente no infinito do céu e do mar – ele é requisitado também para decorar os mais variados tipos de ambientes. E, por transmitir tranquilidade, cai muito bem em dormitórios, onde descanso é palavra de ordem. Pensando nisso, listamos 10 quartos inspiradores, nos mais variados estilos, marcados pelo tom. Inspire-se!



Com 20 m², o espaço projetado pela designer de interiores Andrezza Alencar foi pensado para um casal que ama o litoral e viaja todos os fins de semana para sua casa de praia, sem abrir mão do conforto. Basta cruzar a porta para sentir o clima praiano. O azul marinho aparece em diferentes versões: na forma de tecidos lisos, de estampas florais, no clássico navy (na parede atrás da cabeceira) e, por fim, no tapete geométrico.  “A ideia veio da vontade de realizar um projeto alegre, que remete aos tons do mar”, diz Andrezza Alencar.

A reforma desta casa de campo equilibrou a arquitetura de estilo rústico e country com elementos contemporâneos. Entre as novidades, está o tom de azul acinzentado, requisitado para cobrir a antiga parede de madeira, e o ventilador e as luminárias de metal dourado envelhecido, que atualizam o estilo campestre sem obscurecer sua essência. 



Quem entra na Casa Nicol, localizada no estado norte-americano do Missouri, se surpreende ao saber que tal construção, com arquitetura tão irreverente, foi idealizada no ano de 1964, pelo arquiteto Bruce Goff. O novo dono, encantado pelo clima hi-tech e pela geometria excêntrica da morada, decidiu adicionar ali um pouco de cor. No quarto do seu filho, a claraboia e os vidros triangulares, que cumprem a função de janelas, permitem que a luz natural ressalte ainda mais o tom de azul eleito para revestir todas as paredes.


No seu projeto para a cobertura de um casal latino-americano no Upper West Side, em Manhattan, o designer de interiores Christopher Coleman apostou em um esquema cromático ousado. A suíte principal é marcada pelo azul Klein, usado nos painéis de vidro que cobrem as paredes, na roupa de cama e na poltrona. O branco vem para suavizar a vibração do tom. 

Top 20 quartos azuis  (Foto: Divulga)
Nesta residência histórica, poucos elementos foram capazes de imprimir charme no dormitório. O morador, que já podia fitar um pouco do céu através da claraboia, optou por reproduzir ali dentro o que via. A solução prática e eficiente, capaz de transformar a atmosfera, foi cobrir, com um tom de azul escuro, a parede onde a cama está apoiada e, nela, distribuir pequenos pontos brancos, que fazem as vezes das estrelas.
Top 20 quartos azuis  (Foto: Divulga)
A designer de interiores Christina Karras assina o projeto do seu próprio lar, em Los Angeles. “A atmosfera mistura a boemia californiana com a alma do gênero glam rock”, declara ela, sobre o estilo impresso ali. No quarto da sua filha adolescente, o tom de turquesa é responsável por trazer leveza jovem ao ambiente. Protagonista, ele foi usado para cobrir paredes, armário e até mesmo as esquadrias da janela.

arquiteta Gorete Colaço criou este dormitório para a Mostra Casa Real, inspirada na forma de morar dos barões do café, na época do Brasil Imperial. O quarto foi pensado para um homem calmo, amável e conciliador. Com essa intenção, o uso do azul fez todo o sentido. Uma das estampas mais nobres da época, a Toile du Jouy, foi eleita para cobrir as paredes do ambiente, na versão azul. De acordo com a profissional, o papel de parede remete a cenas da charmosa e pacata vida no campo, enquanto o dourado de alguns itens reforça a sensação de opulência.

As paredes predominantemente brancas deste quarto infantil destacam ainda mais os elementos que marcam o perfil do morador. Pouco a pouco, foram eleitos os diferentes móveis, objetos e brinquedos que configuram a cartela de azuis e verdes, responsável por trazer vida ao ambiente. O azul reaparece em um revestimento usado de forma sutil: a faixa de papel de parede aplicada atrás do berço, e nas bandeirolas divertidas.


Ao receber a missão de criar ambientes confortáveis e elegantes para essa casa localizada na Praia Rasa, em Búzios, o desafio da designer Solange Medina foi garantir, a cada canto da construção de 2 mil m² de área, uma atmosfera de aconchego e acolhimento. Na suíte máster, o azul esverdeado traz vida à paleta neutra e clara. Ele foi usado nos tecidos do dossel e na roupa de cama estampada com flores típicas havaianas. Uma solução prática e expressiva.



Neste quarto, uma verdadeira revolução cromática transformou a rusticidade das paredes. A pintura azul marinho deu a elas um ar de sofisticação despojada que, em parceria com os elementos navy do décor e as plantas, remete imediatamente a destinos paradisíacos. Praia na selva de concreto? Sim, senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário