Lantana trepadeira e lantana camara: Têm um perfume suave e atraem borboletas, por causa da substância adocicada que soltam, segundo o paisagista Eri Lima. Os dois tipos de lantana possuem aroma semelhante ao capim santo.
“Ela é toda colorida e dá uma flor pequena e delicada. As lantanas são de pequeno porte (até 40 cm) e médio porte (80 cm). Elas devem receber sol o dia inteiro ou meia sombra (sol de manhã ou à tarde), explica o paisagista. “Se for ambiente fechado ou com luz artificial, ela não se desenvolve”.
Gardênia jasminóide: Ela tem um perfume mais forte, semelhante ao aroma da dama da noite. Lima diz que a flor exala este perfume por volta as 18h e permanece cerca de 30 minutos, depois o aroma fica mais suave. Ela pode pegar sol pleno, ou seja, ficar exposta ao sol o dia todo. Ela é derivada de um jasmim e floresce no inverno, de acordo com Lima. Possui porte médio. “Se a pessoa tiver um espaço pequeno, tem a mini-gardênia, que vai de 25 até 30 centímetros de altura”, comenta o paisagista.
Dama da Noite: A fragrância da dama noite é forte e é exalada entre 19h e 20h, mas permanece durante a madrugada. “Para quem tem apartamento pequeno e não gosta de cheiro forte, não é recomendado”, alerta Lima. Esta flor é de grande porte (de 1,50 cm a 3 metros) e precisa tomar sol o dia inteiro, pois na sombra não se desenvolve.
Adélia: Ela tem um perfume forte. Esta espécie dá uma folha delicada que lembra uma taça de champanhe. Por emitir uma substância adocicada, ela também atrai abelhas e insetos, afirma Eri Lima.
Jasmim-manga: tem um perfume suave, mas é indicada para uma varanda com um espaço razoável, pois é de grande porte.
Manacá: O perfume desta flor é forte, meio amadeirado. Ela também atrai insetos. É uma planta de jardim, indicada para sacada grande e arejada, pois tem que pegar o sol o dia inteiro, de acordo com o paisagista Eri Lima. Ele recomenda que seja plantada em um vaso grande, de 70 cm de altura por 40 cm de largura, pois suas raízes são grossas e precisam de espaço para não atrofiarem.
Lavanda: Tem perfume suave e é de porte pequeno. A lavanda só exala o perfume se for tocada, explica Lima. Ela é conhecida por ser usada na produção de perfumes.
Calendula: Possui aroma suave, exalado no fim da tarde, e também é utilizada em cosméticos. Tem porte médio.
Lírios importados e nacionais: A fragrância é quase imperceptível durante o dia, porém à noite é mais forte, principalmente quando a casa fica fechada, explica o designer de interiores Francisco Ruiz. Ela tem porte pequeno. Os lírios importados não se desenvolvem em ambientes muito quentes, alerta o paisagista Eri Lima.
Camélia: Seu perfume é sútil, tem médio porte e é recomendada para varandas maiores e arejadas.
Angélica: O perfume é acentuado, mas não é forte, com exceção do período do verão. “Deixa a casa super perfumada o dia inteiro. Ela é encontrada em floriculturas especializadas ”, orienta Ruiz. Possui porte pequeno.
Rosa Branca e Rosa cor-de-Rosa: Elas têm aromas bem suaves. É necessário chegar bem próximo para sentir o perfume, segundo o designer Francisco Ruiz. Seu porte é pequeno .
Fonte Revista Zap
Nenhum comentário:
Postar um comentário