O projeto da arquiteta e paisagista para sua própria morada permite que os móveis sejam reaproveitados caso ela resolva se mudar do imóvel
A arquiteta paisagista Carmen Mouro transformou o apartamento alugado onde mora com soluções moduladas e removíveis, permitindo que sejam reaproveitadas em outros espaços, em caso de mudança do imóvel. Localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o apartamento de 156 m² encantou Carmen pela vista para a Lagoa de Jacarepaguá.
Par de mesas laterais, sofá, mesa de centro e castiçais com cúpula de globo da Breton. Tapete em Hemp da Khaleb Tapetes. Par de fotografias do fotógrafo Denilson Machado. Poltrona Isa, assinada por Jader Almeida, do Arquivo Contemporâneo. Revestimento da parede em madeira, Dell Anno. Luminária articulada de parede, Casarão dos Lustres. Estante em madeira de demolição é acervo da moradora. (Foto: Denilson Machado/ MCA Estúdio)
Como a área social apresentava muitos dentes de alvenaria, a arquiteta camuflou essas deformidades com drywall e encaixes de marcenaria. A iluminação original, embutida no drywall do teto, foi mantida, mas ganhou novos pontos de luz para se adaptar à disposição da sala. Armários aéreos e gavetões modulados foram instalados com o objetivo de melhorar a circulação do local.
Para Carmen, o ponto alto do projeto é a linearidade. “E a escolha de cores e a marcenaria, pois fazem com que a sala seja bem maior do que parece em planta baixa”, ela complementa.
Com relação ao paisagismo, Carmen conta de onde vem as espécies que cultiva: “Quando sobram plantas de alguma ambientação que assino, tenho o hábito de levá-las para casa e muitas acabam fazendo parte da decoração. Também cultivo na ponta da varanda uma horta hidropônica, com jabuticabeiras e temperos variados. Na área social espalhei plantas nas estantes, nichos e mesas de centro e laterais, entre orquídeas, plantas de sombra, paus d'água e filodendro xanadu”.
Fonte : revistacasaejardim.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário