O arquiteto Robert Robl responde à dúvida
No living, projetado pela arquiteta Roberta Moura, do escritório Roberta Moura + Faria + Mambrini Arquitetos Associados, o sofá da Arquivo Contemporâneo ganhou a companhia da mesa lateral que já pertencia ao acervo da família. Ao fundo, sala de jantar com mesa em peroba do campo, do designer Jader Almeida (Foto: André Nazareth/Divulgação)
"O ideal é tirar as medidas do ambiente e tentar passar para o papel um desenho em que apareça a posição de portas, janelas e outros móveis que você já tenha e queira manter. Para o sofá, é bom deixar uma folga de uns 70 cm de cada lado para poder colocar uma mesa lateral e compor o ambiente com alguma poltrona ou cadeira com braço que converse com o sofá. Um erro muito comum é exagerar na profundidade dos sofás em salas pequenas. Eu recomendo um modelo de, no máximo, 95 cm de profundidade. Com relação à mesa de jantar, se o espaço onde ela ficar for quadrado e pequeno, o ideal é usar um modelo redondo, que facilita a circulação em volta. Os modelos redondos com 1,20 m de diâmetro podem acomodar até seis pessoas. Deixe de 65 cm a 70 cm entre a borda da mesa e a parede para poder mexer a cadeira e se acomodar."
Robert Robl, arquiteto
Sala de Jantar | Neste projeto do arquiteto Mauricio Nóbrega, a mesa com tampo de mármore foi comprada na Restoration Hardware, de Miami, e faz composição com as cadeiras Zig, da Way Design (Foto: Juliano Colodeti/MCA Estudio/Divulgação)
Fonte: Casa e Jardim
Nenhum comentário:
Postar um comentário