Apartamento em Paris contrasta bom design sobre arquitetura de época
O francês Laurent Vassilian levou muito tempo para encontrar este apartamento, porque havia um único endereço em que ele desejava viver por muito tempo: a Rue Jacob, no coração de Saint Germain des Prés, em Paris. Quando ele finalmente encontrou um belo imóvel do século 18, ainda não parecia suficiente. Ele queria elementos que lembrassem o estilo de Georges-Eugène Haussmann, do século 19, conhecido como o artista demolidor.
Ao saber disso, a arquiteta Marie Deroudilhe o fez visualizar um projeto em intenso diálogo entre o rústico e o contemporâneo – uma cabana em que o luxo aparecesse, mas também mostrasse orgulhosamente sua verve boêmia. “Não é fácil conciliar a identidade do lugar e os desejos específicos do cliente. Este apartamento de 70 m² começou assim”, ela diz.
As vigas laterais de madeira crua que cruzam a sala de estar se anunciam já à primeira vista, em impacto interessante. Paredes originais foram abaixo para unir o living e a cozinha, que se prolonga em uma faixa estreita até os interiores por meio de uma mesa de azulejos brancos.
Um volume em tom grafite separa a parte íntima, que tem quarto, banheiro e closet, evocando Paris com boiseries, em clima sofisticado. Trata-se de uma visão incomum e na medida exata para um solteiro – um roteirista de programa de televisão – que sai cedo e volta à noite. “Na geladeira há apenas champanhe, e por perto, uma Polaroid”, observa Marie, aos risos.
Amante de arte e design, o morador coleciona nomes importantes em cada canto. Luminária de Jean Prouvé, no living, sofá e abajur de Philippe Starck, mesa lateral da Kartell são alguns ícones que, entre outras grifes, ora divertem, ora compõem a atmosfera da cabana luxuosa.
Fonte: Casa Vogue
Nenhum comentário:
Postar um comentário