quarta-feira, 11 de maio de 2016

Casa integrada ao jardim, no México

Elementos naturais, como pedra e madeira, compõem a arquitetura feita para unir interior ao exterior



Apesar de estar localizada a apenas 20 minutos da Cidade do México, esta casa quase não apresenta sinais de uma atmosfera urbana. Pelo contrário: voltada para um penhasco, a sensação é de estar dentro de uma floresta, já que sua arquitetura foi pensada para integrar o verde dos arredores. O projeto do escritório mexicano Vieyra Arquitectos não estabelece fronteiras entre interior e exterior e ainda se apossa de materiais naturais, como pedra e madeira. O resultado é uma residência de 1294 m² que respira ar puro e aconchego. 



Casa integrada ao jardim, no México (Foto: Divulgação)
Casa integrada ao jardim, no México (Foto: Divulgação)





      O eixo central da casa se abre completamente para o jardim, sem paredes divisórias. Ali, uma viga metálica em balanço se projeta em direção ao gramado, formando uma cobertura que protege living e jantar das intempéries. 



Nos outros lados da casa, destinados à área íntima, a integração permanece presente. Porém, se dá através de paredes envidraçadas, que ainda conferem uma iluminação natural e uma vista apaixonante.


E se não bastasse o visual externo, todo o interior da morada reveste-se de materiais que remetem à natureza. Do piso ao teto, a madeira domina em diferentes tons, enquanto outros revestimentos imitam pedras e aço cortén em versões até mesmo desgastadas pelo tempo. O mobiliário também segue a inspiração natural, sempre em tons suaves.



Os arquitetos criaram ainda, no corredor que percorre a casa e divide a área íntima da social, uma espécie de galeria. As escadas funcionam como peças escultóricas e as obras se espalham pelas paredes, destacando a paixão dos moradores por arte. 




Fonte: Casa Vogue ( globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário