quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Acerte na compra do material de construção

O prazer de construir e reforma não poder ser interrompido por dores de cabeça causadas por descuidos na compra de material de construção. Confira uma lista de dicas .




Na hora da compra
Parece óbvio, mas não custa repetir: pesquisa preços em diferentes lojas e peça orçamento prévio. Solicite informações referentes a formas de pagamento, taxa de juros aplicada, descontos para preço à vista, prazo de entrega, cobrança ou não de frete.
1 -Produto fora de linhaMuita atenção na aquisição desse tipo de material. Produtos como pisos, azulejos e louças sanitárias saem de linha com muita freqüência. Por isso, às vezes, acabam tendo preços atrativos para quem compra. O risco de se adquirir tais produtos deve ser bem avaliado pelo consumidor, uma vez que, na necessidade de reposição (seja para complementação ou substituição), pode ocorrer de não existirem materiais semelhantes
2- Produto de ponta de estoqueA compra de produtos em ponta de estoque constitui uma boa opção de economia pois normalmente o preço é reduzido em relação ao valor normal de tabela. Entretanto alguns cuidados devem ser observados. Verifique se a quantidade disponível é do mesmo lote. Diferentes lotes podem significar diferenças de cor e tonalidade.
Confira ainda se o produto encontra-se em ordem (inteiro, na embalagem original, sem manchas, misturado, etc.). Peça para ver o produto no estoque ou depósito se for preciso. Se fizer negócio, exija que a loja separe e marque como já vendido os itens de estoque que você solicitou. Verifique ainda se o produto continua em linha de produção ou catálogo.
3 – Entrega do material na obraConfira todo o material, inclusive quantidades e valores. Caso esteja incorreto, não assine o recebimento nem aceite o produto, fazendo uma observação das irregularidades no verso da nota fiscal. Entre em contato com a loja para resolver a questão. Caso não possa estar no local para receber o produto, oriente o responsável (pedreiro, parente, vizinho) para agir dessa forma.
4 – Dispositivos elétricos (fusíveis, disjuntores, fios, cabos, interruptores)
Esses materiais devem conter o nome do fabricante bem como a tensão (110 / 220 V) a que se destinam. As partes condutoras de energia elétrica devem ser de cobre ou liga de cobre, não podendo conter material ferroso.
A presença de material ferroso no produto pode ser testada através de imã. Somente os parafusos, rebites, ilhotes, pinos, molas e dispositivos destinados à fixação das partes condutoras ao corpo do produto ou do condutor ao terminal podem ser desse material.


5 – Cimento e areiaVerifique o prazo de validade na embalagem do cimento, evitando adquiri-lo com muita antecedência. É comum esse material empedrar quando fica muito tempo guardado, além de poder perder a qualidade quando mal armazenado.
A areia pode ser grossa, fina ou misturada e deve ser adquirida de acordo com a necessidade da obra. Ela é vendida em grandes quantidades (por metro cúbico) ou em pequenas embalagens plásticas. Evite comprar material úmido.
6 – TintasObserve o prazo de validade e o tipo de tinta mais adequado para o local onde será utilizada. Consulte um especialista para saber a quantidade de tinta necessária. Verifique, anote e guarde o código da cor e da tonalidade para eventuais aquisições futuras.
7 – Pisos e azulejosAnote as medidas dos locais onde serão utilizados os produtos e comprove se na embalagem consta a metragem, ou seja, a área que pode ser coberta por aquela quantidade de peças. Confira o número do lote, que deve ser o mesmo em todas as caixas, evitando variações de cor e/ou tamanho. Tais providências serão úteis, inclusive na necessidade de compras posteriores. Por precaução, compre sempre um pouco a mais, que servirá de reserva.
8 – Material hidráulicoProcure consultar um profissional especializado para saber quais são os produtos mais adequados para sua casa. Certifique-se de que as conexões adquiridas tenham a mesma espessura das tubulações, para evitar problemas.
Atenção para as metragens; algumas lojas fornecem o preço do metro, mas somente comercializam barras inteiras (3 ou 5 metros).
9 – Tijolos e blocos
Tijolos e blocos possuem medidas específicas e você deve exigi-las. Veja quais são elas:
– Altura: 19 centímetros;
– Largura: 9 centímetros, 14 centímetros ou 19 centímetros;
– Comprimento: 19 centímetros ou 39 centímetros.
10 – Fique Atento
Existem órgãos oficiais e entidades credenciadas competentes para expedir normas técnicas e certificar produtos, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia) e IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), por exemplo;
Os seguintes produtos possuem certificação obrigatória: fusível tipo rolha cartucho (Conmetro); fio e cabo isolado até 750V (Inmetro). Caso o produto adquirido venha a apresentar um vício oculto (defeito que não pode ser constatado aparentemente ou de imediato) é seu direito reclamar em até 30 dias da constatação do defeito.
11 – Direitos do consumidor
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os produtos devem assegurar informações corretas e precisas sobre suas características, qualidade, quantidade e prazo de validade, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
A oferta deve assegurar informações claras sobre o valor à vista, total a prazo, número de parcelas, taxa de juro aplicada e demais encargos.
Se o produto comprado apresentar defeito não sanado em até 30 dias, ou se o conteúdo líquido for inferior às indicações constantes da embalagem ou mensagem publicitária, o consumidor poderá exigir a substituição do produto, a restituição da quantia paga, o abatimento proporcional do preço ou a complementação
do peso ou medida.
No caso de venda do produto por telefone, a domicílio, lembre-se de que você pode desistir da compra num prazo de sete dias, a contar da data do recebimento do produto. Sempre exija nota fiscal.
12 – Peça orientação profissional
Sempre que possível, consulte um profissional da área para orientá-lo e obtenha autorizações necessárias junto aos órgãos públicos.


Ideias de como aproveitar o espaço atrás da porta


TEMPEROS

Para quem faz uma coleção deles, que tal deixá-los atrás da porta? Você pode organizá-los com suportes de madeira ou ganchos com estantes.

NO BANHEIRO

Colocar a toalha atrás da porta do banheiro economiza um baita espaço!

LENÇOS

Olha só que fácil: um filete de madeira com pregadores colados é perfeito para você pregar atrás da porta e deixá-los organizados. Só fique atenta ao pregador para que ele esteja com a madeira lisinha, ou se não pode desfiar a peça

PRESENTES

Sabe aquela bagunça de papel de presente, com fita, tesoura, adesivo... Nunca mais! Ache uma porta livre e pendure seus materiais de papelaria alí.

ESMALTE

Esse mesmo tipo de suporte pode ser usado para outros acessórios como base, rímel, lápis, batom, glos, e por aí vai.

LIVROS

Você pode colocar diferentes tipos de suporte como de madeira, tecido ou metal. São fáceis de instalar e livros e revistas ficam organizados e visíveis. Perfeito para as crianças!

PRODUTOS DE LIMPEZA

Você pode comprar um suporte de plástico e deixar os materiais à disposição na área da lavanderia. Superprático!

LENÇOS

Olha só que fácil: um filete de madeira com pregadores colados é perfeito para você pregar atrás da porta e deixá-los organizados. Só fique atenta ao pregador para que ele esteja com a madeira lisinha, ou se não pode desfiar a peça

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Para quem tem garagem, ela é o lugar perfeito para você aproveitar o espaço atrás da porta como pendurador de ferramentas.

MATERIAL ESCOLAR

Material escolar também é uma boa opção para ficar atrás da porta. Ainda mais no quarto das crianças ou na sala de brinquedos.

TAMPA DE PANELA

Quem nunca passou um tempão procurando a tampa da panela? No sentido literal, claro! Uma solução é colocar um suporte de madeira para deixar todas organizadas. Que tal?

ESPELHO DO BANHEIRO

Esmaltes e maquiagens atrás do espelho do banheiro é uma escolha eficiente. Só observe se o seu é arejedo, pois se não a umidade pode danificar a maquiagem.

DESPENSA

Se o seu banheiro é pequeno, colocar tudo na despensa é uma solução. Você pode dexar na parte de dentro (se couber) ou na de fora mesmo. Fica prático e organizado - e não lota o seu banheiro!

PARA OS CABELOS

Pendurar atrás da porta do banheiro ou do quarto um tecido com encaixes é a solução para a sua bagunça de secador, chapinha, escova...

BIJUTERIAS

Coloque ganchinhos na porta dos cômodos ou até mesmo do armário. E lá você pode deixar colares, pulseiras, elásticos...

FRALDAS

As fraldas e acessórios do bebê também podem ficar atrás da porta do banheiro.

Fonte M de Mulher 

domingo, 6 de setembro de 2015

FENG SHUI EXPRESS: TRANSFORME A ENERGIA DA SUA CASA

Dicas rápidas e práticas para você aproveitar a técnica milenar e trazer mais harmonia aos ambientes e à sua vida. 


Flores são um forte amuleto contra energias ruins. Use na casa toda! Nesta porta de entrada, Claudia Regina, da La Calle Florida, fez um buquê com rosas e astromélias envolvidas em guardanapo e tela de galinheiro


Na hora de decorar ou repaginar o seu lar, que tal apostar nas premissas do Feng Shui? Essa técnica oriental pode ser usada a seu favor para trazer uma energiacompletamente nova para aos ambientes. Não sabe por onde começar? Confira abaixo as dicas da consultora Cris Ventura, do Canto do Feng Shui:
• Ter muitos itens de decoração e coisas guardadas sem uso, peças quebradas, assim como a bagunça e a sujeira causam estagnação de energia. Falta de cuidado com a manutenção da casa também: vazamentos, vidros rachados, portas que não abrem, fechaduras sem chave ou quebradas, campainha que não funciona. Além disso, quando não há uma boa disposição de móveis, a circulação de energia fica prejudicada.
 Um banho de energia ajuda a afastar vibrações ruins da casa: após a faxina geral, na última água de limpeza da casa, passe um pano úmido banhado em óleo essencial deeucalipto ou desinfetante com eucalito ou lavanda. Plantas também são sempre bem-vindas, principalmente na entrada como proteção.
• Na cozinha, os armários e gavetas devem estar em ordem para um bom fluxo das finanças.
 Sempre mantenha tampos dos vasos sanitários abaixados e portas fechadas no banheiro. Incluir plantas e aromas é uma ótima pedida.
• Para trazer harmonia para a relação com o parceiro, aposte em flores e objetos aos pares por toda a casa e, principalmente, no quarto e sala.
• água simboliza prosperidade e abundância e tem o poder de renovar, purificar, limpar e movimentar. Ela pode ser usada em fontes, imagens ou até a água benta em um altar.
• Na mesa de jantar, tenha uma fruteira, flores ou um objeto que simbolize fartura, além de uma bela toalha.
 Amuletos que atraem boas energias: sino dos ventos, fonte de água, cristal, plantas, flores e mandalas.
• Todas as cores têmum tipo de energia e podem ser usadas a favor dos ambientes e/ou da necessidade das pessoas naquele momento:

# Amarelo, vermelho e turquesa aceleram a energia
# Marrons e ferrugens deixam a energia mais vagarosa
# Rosas, corais, verde claro e tons pastel suavizam as energias
# Vermelhos, violetas e dourados atraem a energia
# Castanho, branco e bege neutralizam a energia
# Laranjas e azuis vibrantes estimulam a criatividade
# Roxo e lilás aumentam a espiritualidade
# Rosas e vermelhos estimulam o romance


APARTAMENTO PEQUENO REFORMADO GANHA COBOGÓS E DÉCOR RETRÔ

Móveis compactos e funcionais, integração entre sala, cozinha e varanda e visual antiguinho. Na reforma comandada pelos arquitetos Marcos Biarari e Marcio Rodrigues em São Paulo, os 52 m² ficaram mais espaçosos, confortáveis e cheios de personalidade



Um apartamento de 52 m² e muitas necessidades: ter conforto, boa ventilação, integrar espaços internos, criar um home office e conquistar uma decoração com personalidade. Para os arquitetos Marcos Biarari e Marcio Rodrigues, contratados para solucionar a questão, a alternativa foi partir para o quebra-quebra. A dupla derrubou as paredes que dividiam a cozinha e o quarto e integrou a varanda à sala. Esta, passou a acomodar uma mesa de escritório, que ficou separada da área social apenas por cobogós. Feitos de cerâmica, os elementos vazados foram aplicados também entre sala e quarto, permitindo a passagem de luz e de ventilação entre os ambientes. Na decoração, móveis compactos e objetos vintage deram personalidade ao espaço, onde vive um jovem casal em São Paulo. Confira!







Fonte Casa e Jardim