Cena clássica: você para em frente ao guarda-roupa, procura o que vestir e não encontra nada no meio daquela pilha enorme de peças. Será que faltam opções ou o seu cantinho está mal elaborado e desorganizado? Conversamos com Daniela Cianciacurso, designer de interiores da Díptico Designer de Interiores, que nos deu sugestões de como montar um closetincrível e funcional.
1. "Espelho é essencial. Quando projeto um closet, sempre penso no melhor aproveitamento possível de espaço e, por isso, a solução que costumo implantar nos projetos é colocar o espelho em uma das portas de correr. Além da otimização no projeto, a flexibilidade de levar o espelho pelos trilhos pode ser um facilitador para conferir o visual antes de sair."
2. "Ao projetar as gavetas, sempre costumo deixar a primeira com menor profundidade. Ela é perfeita para acomodar lingeries e bijuterias, que não precisam de muito grande para acomodação das peças.
3. "Evite muitas subdivisões no closet. O que, à primeira vista pode parecer uma forma de deixar tudo mais organizado, na verdade proporciona uma grande perda de espaço."
4. "Ao dimensionar o closet, a dica é sempre deixar a sapateiraseparada das roupas. Procure deixar uma coluna inteira apenas para os calçados, pois, além de organizar, evita passar odores para as roupas."
5. "Pensando no vestuário feminino, é sempre importante dimensionar uma área com altura para receber os vestidos longos e casacos. Nada de deixar as peças dobradas!"
6. "Uma solução que deixa o projeto menos oneroso é a utilização de cabideiros divididos entre a parte de cima e a de baixo. Além de diminuir o custo para a produção de gavetas, acomoda mais peças e permite que o morador escolha a peça de roupa com mais facilidade."
7. "No closet de casal, é sempre importante estimar um estimar um espaço maior para a mulher."
Fonte Marie Claire