Com metragens cada vez menores, a importância de aproveitar melhor os espaços dos imóveis se torna item de primeira necessidade. E uma aliada e tanto para isso é a cama embutida. Ela é bastante funcional não apenas para otimizar o espaço, como também para criar um ambiente duplo em um único espaço. É só usar a criatividade e ousar na decoração para ver que a cama embutida joga do lado de quem não quer perder um centímetro sequer da casa.
A arquiteta Renata Furtado ressalta que a cama embutida pode aumentar a utilidade do espaço.”Hoje em dia existe uma necessidade imensa por espaço nos ambientes. Diante disso, as camas embutidas foram criadas como grandes aliadas para otimizá-los, trazendo assim modernidade e ousadia”, afirma.
Os modelos mais comuns são os embutidos nos armários, uma solução bem prática. Mas,atualmente, existe uma infinidade de possibilidades de utilizar uma cama embutida. Ela pode estar dentro de uma estante, por exemplo, da parede ou até mesmo no teto. A depender do projeto, ela pode até ser multiuso. “A cama embutida pode até mesmo dar dupla função ao mesmo ambiente, sendo, por exemplo, um quarto e uma sala”, completa Renata.
Dessa forma, de dia você tem uma sala clean e de noite um quarto! Afinal, a cama pode virar um painel decorativo. Ou pense em ter um escritório de dia e um quarto de noite. Basta virar a cama para ela virar uma estante. E se a ideia é fazer um ambiente duplo para um jovem que costuma trabalhar em casa. Que tal uma cama que, ao virar, se transforma em uma estante? É tudo simples, basta usar a imaginação.
Pense nisso tudo em não fazer com que a decoração destoe quando a cama embutida der lugar a dois ambientes. É importante que as duas funções sejam coerentes com a decoração do restante do espaço, seja um quarto, uma sala ou um escritório.
O melhor é que a solução está cada vez mais acessível a todos os bolsos e projetos. “Com relação ao custo benefício, está cada dia melhor pois inúmeras empresas já fabricam essas opções. Também é possível encomendar com a tradicional marcenaria”, ressalta a arquiteta.
Mesmo assim, dois pontos precisam ser pensados porque podem pesar negativamente. “A desvantagem é ter que manuseara cama cada vez que for utilizá-la ou, no caso de duplo ambiente, ter a tendência de usar um de cada vez”, conclui Renata.
Ainda assim, ao colocar os prós e os contras na balança, para quem precisa otimizar o espaço da casa, as camas embutidas soam como ótimas soluções.
Antes de mais nada é preciso pensar no projeto. No quarto infantil são sempre uma boa opção
Fonte: Revista Zap
ESTÁ PROCURANDO UM APARTAMENTO ?
ACESSE NOSSO SITE